g2h

level

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

praia de botafogo bom para morar

É o bairro onde se localiza o clube homônimo, Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, além da escola de samba São Clemente. É também conhecido no Rio de Janeiro como o "bairro das escolas", o "bairro das clínicas" — devido à grande presença destes estabelecimentos na região — ou ainda por moradores de outros bairros como "bairro de passagem", devido aos seus túneis que o ligam a Copacabana e à conexão com as pistas do Aterro do Flamengo, que dão acesso ao centro da cidade.

A história do bairro de Botafogo se confunde com a própria história da fundação da Cidade do Rio de Janeiro em 1565. O Rio de Janeiro começou no morro Cara de Cão, onde hoje está localizada a fortaleza de São João.

Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação do Rio.
Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando António Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Sousa, conhecido pelo "Botafogo", desde que foi chefe da artilharia do famoso Galeão Botafogo.
A chegada a Família Real à cidade, em 1808, mudou a vida do Rio e naturalmente de Botafogo também: de bairro rural, transformou-se no local preferido pelos nobres e também pelos comerciantes ingleses que procuravam Botafogo para fixar suas belas residências.

Foi na primeira metade do século XIX que as ruas começaram a definir os contornos do bairro. Antes, Botafogo tinha apenas o Caminho do Berquó — hoje a Rua general Polidoro —, o Caminho de Copacabana — atual Rua da Passagem —, a Praia de Botafogo e a São Clemente, que cortava o bairro. Pouco a pouco, outras ruas começaram a surgir.

O lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Na Voluntários da Pátria, estabeleciam-se os pequenos nobres e comerciantes.


fonte: http://pt.wikipedia.org/ melhor para pesquisa de todos os tempos wikipedia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares