g2h

level

sábado, 6 de março de 2010

gastronomia em botafogo

Formado por bares e restaurantes do Corredor Gastronômico, o POLOBOTAFOGO reúne hoje alguns dos principais nomes do entretenimento e da gastronomia no Rio de Janeiro. Seus domínios se estendem dos arredores da Rua Real Grandeza à Cobal do Humaitá, incluindo Visconde de Caravelas, Visconde Silva, Henrique de Novaes, Conde de Irajá, Capitão Salomão, Martins Ferreira e a própria Voluntários da Pátria.
Da alta gastronomia à mais tradicional cozinha de botequim, passando por culinárias variadas como a portuguesa, a italiana, a árabe, a oriental, a mexicana, entre outras - além das casas noturnas e torterias, o POLOBOTAFOGO é marcado pela diversidade.

PRAIA DE BOTAFOGO

Nosso objetivo é dar início a uma série de atividades que visam a ressaltar essas qualidades do bairro, atraindo mais turistas e melhorando os serviços prestados a quem vive na região. Isso significa que vamos trabalhar unidos para conquistar melhorias urbanas, mais segurança e movimentar culturalmente Botafogo. Já temos um calendário anual de eventos, que prevê ações como os festivais de gastronomia, exposições de arte, apresentação de rodas de samba pelo bairro e promoções conjuntas. Fique atento às novidades.

Ambiente Cultural

Botafogo foi um dos berços do samba no Rio de Janeiro no século passado. Aqui cresceram nomes como Walter Alfaiate e Paulinho da Viola, entre outros sambistas como o próprio César Faria, pai de Paulinho, morador da Rua Real Grandeza. Com essa população de bambas circulando por aqui, não demorou muito para que alguns bares de Botafogo se transformassem em pontos de encontro da boemia carioca a partir dos anos 70.
Nos anos 80 e 90 foi a vez dos universitários redescobrirem os botequins escondidos nas ruas intermediárias do bairro. Agora é a vez dos empreendimentos ligados à Alta Gastronomia buscarem espaço por aqui. Tudo na maior democracia, claro.
As ruas típicas de Botafogo são um convite ao lazer. Além do clima tranqüilo da maior parte delas, o bairro ainda mantém a característica dos casarões antigos, quase um museu de arquitetura a céu aberto. Isso sem falar em cartões-postais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e alguns mirantes, como o Dona Marta e do Morro do Pasmado.

Sebrae e Senac

O POLOBOTAFOGO é resultado de um programa de estímulo aos negócios desenvolvido em parceria por Sebrae e Senac. Criado pelas duas instituições, o programa "Unir & Vencer" investe no associativismo como fonte do desenvolvimento de grupos comerciais. Na prática são selecionadas regiões que tenham identificação com um mesmo negócio e, a partir daí, incentivada a criação das redes empresariais. Depois, a responsabilidade pelo futuro é dos empresários.
O apoio do Sebrae e do Senac é fundamental: inclui a participação de consultores que indicam o caminho do desenvolvimento dos negócios. Os empresários, por outro lado, fazem a sua parte: discutem ações conjuntas e elaboram planos como a central de negócios, um instrumento poderoso de compra em escala que propicia a economia nas compras e favorece o consumidor final com preços mais em conta e com promoções.

Prefeitura

Para incentivar o comércio, o lazer, as artes e o turismo, a Prefeitura criou hoje o Pólo Gastronômico de Botafogo. O bairro concentra grande número de bares e restaurantes e com a iniciativa o Município vai intensificar sua atuação local com obras, melhorias no trânsito, sinalização indicativa dos estabelecimentos, repressão ao comércio irregular e outras medidas.
O pólo compreende trechos das ruas São Clemente, Humaitá, Visconde Silva, Pinheiro Guimarães, Real Grandeza, Mena Barreto, São João Batista e Voluntários da Pátria. O decreto que cria o Pólo Gastronômico de Botafogo (nº 24609, de 09/09/2004) foi publicado hoje no Diário Oficial do Município.

A iniciativa faz parte do Programa de Arranjos Produtivos e Revitalização de Áreas Comerciais do Município, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect), cujo objetivo é agregar valor aos produtos e incentivar o desenvolvimento local. Outras duas regiões da cidade já fazem parte do programa: o Pólo Gastronômico de Guaratiba, que abrange o setor produtivo e gastronômico da Costa Oeste, e o Pólo Gastronômico da Tijuca, uma concentração de bares e restaurantes no entorno da Praça Varnhagem.

FONTE: http://www.polobotafogo.com.br/quemsomos.html

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares